Blog

Você está em: HomeBlogAutoconhecimento e cura

Autoconhecimento e cura

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Cláudio Naranjo, acredita que autoconhecimento é o primeiro degrau para a cura de uma sociedade enferma.

Cláudio Naranjo, médico-psiquiatra chileno, uma das mentes mais brilhantes da atualidade e responsável por correlacionar os tipos do Eneagrama, recentemente foi nomeado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz.

Naranjo contribuiu muito para o Eneagrama, pois através das características psiquiátricas que conhecia, começou a expandir as resumidas descrições de Ichazo e montou um sistema de tipologias, que conhecemos hoje como a tipologia do Eneagrama.

No dia 14 de Maio, Naranjo esteve em Brasília para uma palestra na Câmara dos Deputados, cujo tema foi: “A cura pela Educação – uma proposta para uma sociedade enferma”. Jane Rocha, trainer do Instituto Eneagrama*, esteve presente e nos conta um pouco sobre a abordagem e o tema discutido na ocasião.

Naranjo falou sobre a importância do autoconhecimento, como primeiro degrau para a cura de uma sociedade enferma. “Estamos culturalmente castrados, aprendemos que o dever é mais importante que o prazer”, explica Naranjo. Aquele que só aprende por exigência não desenvolve, não tem valores, tudo que faz, faz por preço, por um resultado, por um prêmio. Há uma morte de valores.

Quando aborda o modelo atual de educação, Naranjo afirma que ocupam-se em ensinar para as crianças e para os jovens em como serem bons profissionais, mas só isso não é suficiente, dessa forma não podemos resolver o grande problema humano, a crise da humanidade. Sem mostrar a importância de uma consciência melhor a estes jovens a crise da civilização torna-se universal. As pessoas são melhores quando compreendem a si mesmas”, afirma Naranjo.

No mundo não há mais amor próprio, nem ao próximo, nem a Deus. “Amai ao próximo como a ti mesmo.” Como? Se as pessoas não amam e nem compreendem a si mesmas. Ou seja, não se pode amar ao próximo se a criança interior estiver insatisfeita.

Para Naranjo, o autoconhecimento é a base de tudo. Conhecer a si próprio nos torna consciente de nossas potencialidades, de nossos pontos fortes, nos torna mais preparados para as escolhas, atitudes e a forma como vamos influenciar de forma positiva a realidade que fazemos parte.

Então, ainda há esperança: dar importância em formar uma geração melhor, mais consciente de si, benévola, sábia e mais livre, pode mudar a forma como nos relacionamos com o mundo e como o transformamos.

Mas, vale levantarmos uma questão: por que não iniciarmos uma mudança em nós mesmos, agora? Você realmente se conhece? O Eneagrama pode ajudar você.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

GALERIA DE IMAGENS
COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
  • Matilde - 16/08/2015

    ""Busca-te a ti mesmo e o céu te ajudará". Uma orientação que Cristo tbm nos deu. Já nos direcionando para o auto conhecimento."

  • Paulo Valzacchi - 02/08/2015

    "Olá , adorei seu blog, repleto de muito auto-conhecimento, mensagens especiais e um força incrivel de harmonia e motivação, parabens, aproveito para convidar você a visitar meu blog também www.meupoder.com.br ( um forte abraço ) Dr.Paulo"

  • Naiara Sebben - 20/05/2015

    "Sábias palavras: “Amai ao próximo como a ti mesmo.” Se as pessoas não amam e nem compreendem a si mesmas. Ou seja, não se pode amar ao próximo se a criança interior estiver insatisfeita."

Ver todos

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

Todos os direitos reservados. Instituto Eneagrama. 2017

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital