Blog

Você está em: HomeBlogO que as emoções tem a ver com performance profissional?

O que as emoções tem a ver com performance profissional?

A inteligência emocional, quando desenvolvida, pode se tornar um diferencial, gerar resultados positivos e proporcionar uma alta performance ao indivíduo.

Quando pensamos em emoções geralmente pensamos em nossas vidas pessoais, mas e na vida profissional por que não fazemos o link com emoções? Em recente vídeo publicado pela Revista Exame, a Coach Eva Hirsch Pontes, nos provoca a pensar sobre as emoções no trabalho.

O fato é que não há uma distinção da vida pessoal e profissional quando falamos de emoções. Atualmente a performance profissional de um indivíduo está diretamente ligada ao que chamamos de inteligência emocional e a sua capacidade em gerir suas emoções. Ou seja, o quão hábil ele é em administrar o que sente e a forma como age. Dessa forma, a gestão emocional está intimamente ligada ao quociente emocional de cada indivíduo, que nada mais é o quanto cada indivíduo é inteligente emocionalmente.


A inteligência emocional é um conjunto de competências, que se desenvolvidas, torna-se a capacidade de reconhecer e compreender as emoções em si e nos outros, de pensar com clareza e objetividade sobre as emoções e usar esse conhecimento para gerir seu comportamento e relacionamento.

De acordo com Muriel Maignan Wilkins em publicação da Harvard Business Review, há comportamentos que se repetem em pessoas com baixa inteligência emocional. Aqui estão alguns deles:

  • Você frequentemente tem a sensação de que os outros não entendem o que você fala e isso o deixa frustrado.
  • Você se surpreende quando as outras pessoas se sensibilizam com seus comentários e sempre acha que elas estão exagerando.
  • Você acha que ter uma boa relação com as pessoas do seu trabalho não é algo importante.
  • Você cria, com relação aos outros, as mesmas expectativas que tem sobre si mesmo.
  • Você culpa os outros pelos problemas que sua equipe de trabalho enfrenta.
  • Você acha irritante quando alguém espera que você saiba como ele está se sentindo.

Para quem se reconheceu nesta lista, o autor sugere 4 estratégias para começar a trabalhar sua inteligência emocional. Aqui estão:

1. Obter feedback. Peça e ouça o feedback. Não se torne defensivo ao que ouvir. Compreenda e utilize como propulsor de mudança em comportamentos negativos seus.

2. Cuidado com a lacuna entre intenção e interpretação. Há uma grande diferença no que dizemos e no que os outros ouvem, ou seja, nem sempre a nossa intenção é a mesma que o impacto causado em quem nos ouve. Independentemente do que você pretende dizer, pense em como suas palavras vão afetar os outros e se é assim que você quer que eles se sintam.

3. Pressione o botão de pausa. Ter alta inteligência emocional significa fazer escolhas sobre como você responderá a situações, em vez de ter uma reação instintiva. Portanto, ouça a si mesmo e pare para ouvir os outros.

4. Usar ambos os sapatos. Desenvolva a empatia colocando-se verdadeiramente no lugar da pessoa, mas não descarte o que você sente. Tenha um equilíbrio em compreender o que é importante para você e para o outro.

Por fim, é importante ressaltar que é possível trabalhar a inteligência emocional e que o autoconhecimento tende a proporcionar uma constante busca por condições favoráveis à performance dos indivíduos, visto que também proporciona a automotivação e destaque seu potencial com base nas suas atitudes, forças e valores. A performance é a união entre conhecimentos e comportamentos, o diferencial está em fazer e em como fazemos com o que sabemos.


Quer ver o vídeo da Revista Exame? Clique aqui:

https://www.facebook.com/Exame/videos/vb.131180673952/10154304862188953/?type=2&theater¬if_t=comment_mention¬if_id=1465474144346309

Fonte: https://hbr.org/2014/12/signs-that-you-lack-emotional-intelligence#

COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

Todos os direitos reservados. Instituto Eneagrama. 2017

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital