Blog

Você está em: HomeBlogDe frente com o trainer - Conheça a história de Daniela Camargo

De frente com o trainer - Conheça a história de Daniela Camargo

Daniela Camargo, trainer do Instituto Eneagrama e gestora à frente da franquia de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Confira o De frente com trainer:

aniela Camargo, trainer do Instituto Eneagrama e gestora à frente da franquia de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Daniela iniciou sua jornada com o Eneagrama há quase 12 anos, e hoje se vê como uma pessoa que possui consciência de suas habilidades, algo que a permitiu construir uma carreira de sucesso.


Em entrevista exclusiva para o blog do IE, ela nos conta sua trajetória até aqui e como o Eneagrama a ajudou a compreender sua personalidade.


Como descobriu o eneagrama?


Meu primeiro contato com o Eneagrama, foi bem antes dele se tornar uma rede de franquias. Há 12 anos, conheci um grupo de pessoas aqui no Brasil que tinham formação na ferramenta, então, decidi fazer um processo de imersão intensiva de 3 dias. A primeira sensação que tive com o Eneagrama foi um pouco confusa, foi como comer uma pizza de 9 pedaços, cada um com um sabor diferente. Como não tive um acompanhamento pós curso, fui em busca de livros e conteúdos sobre a ferramenta, procurando entender como funcionavam as metodologias. A partir disso, comecei a identificar alguns padrões comportamentais que são característicos do meu tipo.


Como e quando o eneagrama se tornou profissão?


Depois de dois anos e meio que realizei o treinamento, soube, através de um colega, que foi trabalhar na parte financeira de uma franquia de Eneagrama em São José do Rio Preto, tive a oportunidade de fazer parte de um programa de formação e passei a acompanhar mais de perto todo este processo. Neste momento eu já compreendia com mais propriedade a ferramenta e então pedi para fazer parte da equipe.


Como foi a primeira turma?


A minha primeira turma foi bem no começo do programa de formação, então, não tive um tempo grande de preparação. Eu realizava o meu treinamento a partir das aulas ministradas por outro trainer. Quando tive a oportunidade de ministrar a minha primeira aula sozinha, estava extremamente nervosa e com uma expectativa muito alta, pois eu tinha a missão e a responsabilidade de fazer com que um grupo de pessoas entendessem o conteúdo de forma fácil e clara. Isso me gerou uma autocrítica muito grande, que só com o tempo e com a experiência eu fui conseguindo administrar. Mas ainda hoje, a cada turma, o frio na barriga e a sensação de desafio são constantes.


Como é trabalhar com o eneagrama?


Eu vejo o eneagrama como um preparador de terreno para qualquer conhecimento posterior. A partir do conhecimento das minhas habilidades, emoções e limitações, qualquer outro curso, formação ou conhecimento se torna mais efetivo.


Qual história marcou sua trajetória com o eneagrama?


Durante a minha trajetória dentro do Eneagrama eu presenciei diversas histórias marcantes. A minha é uma delas. Eu tenho uma personalidade tipo 9, que resiste muito a qualquer tipo de mudança ou situação que a coloque fora da zona de conforto. A partir do momento em que eu conheci o eneagrama, vivi um grande desafio: saí da cidade onde morei a minha vida toda e fui para uma outra cidade. Lá eu só conhecia duas pessoas, que estavam investido em um negócio, que até então era completamente incerto. Isso, fez com que eu me desafiasse bastante e passasse a confiar mais em minhas habilidades e capacidades. Hoje sou uma pessoa extremamente diferente, que busca se desafiar sempre.


Outro momento marcante durante a minha carreira no instituto, foi quando realizei uma live sobre relacionamento com uma ex-aluna que era digital influencer na cidade. Ela e o marido, fizeram o eneagrama da personalidade juntos e segundo ela a quase 4 anos eles possuem uma relação mais próxima e assertiva, sem brigas e discussões, o que acabou salvando o casamento. A live, alcançou quase 400 pessoas.


Definir o Eneagrama em uma frase?


O eneagrama tem a capacidade de tirar o véu que cobre nossa possibilidade de ver a vida de forma clara e condizente com a nossa essência.


Definir a sua trajetória em uma palavra.


Superação.


Quem era a Daniela antes do Eneagrama?


A Daniela antes do Eneagrama era uma pessoa insegura, com uma autoconfiança extremamente frágil, que conhecia pouco da vida e do mundo e que necessitava ter estabilidade financeira acima de tudo. Ela sempre fazia tudo o que esperavam dela.


Daniela depois do Eneagrama?


A Dani depois do Eneagrama é uma pessoa que tem plena consciência da sua capacidade, das suas habilidades, da diferença que ela pode causar no mundo e o quanto que ela pode ser e fazer de acordo com o que ela deseja alcançar e não do que as pessoas acham que ela tem que ser e/ou fazer.


IE-CTA-TREINAMENTO.png

COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital