Blog

Você está em: HomeBlog​Conheça as 9 emoções que influenciam sua vida

​Conheça as 9 emoções que influenciam sua vida

O eneagrama é o mapa que descreve essas nove emoções e como cada uma delas está diretamente relacionada a um Padrão de Comportamento.

O eneagrama é o mapa que descreve essas nove emoções e como cada uma delas está diretamente relacionada a um Padrão de Comportamento.

Dessa forma, cada indivíduo possui uma emoção principal que geram seus mecanismos de defesa, que são inconscientes e assumem a maneira como se percebe a realidade.

Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós.

Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas. Quando ela é um mecanismo de defesa, também chamada de Vício Emocional, para o indivíduo, é justificada com a atitude esforçada e auto-imagem virtuosa – Eu estou fazendo a minha parte. É uma pessoa conhecida por tere um alto nível de exigência, constrói uma vida regida pelo esforço voltado ao que é “certo”, tornando-se crítico, julgador, exigente consigo e com os outros. Assim afasta-se do que quer, reprimindo qualquer sentimento que venha em favor disso, em favor do que se “deve querer”. “Tenho vontade de descansar, mas não é certo, devo me esforçar mais” ou “Se eu faço o outro também deve fazê-lo”. Assume uma máscara de disciplina que apenas justifica sua Raiva inconsciente.

Todos nós temos 9 emoções básicas que influenciam diretamente nossas vidas, cada um tem a sua forma de ver e compreender o mundo que nos cerca, por isso que muitas vezes não conseguimos compreender a forma como as pessoas agem, se manifestam e encaram situações.

Compreender que cada um de nós é motivado por uma emoção e que ela é a responsável por nossas atitudes é o primeiro passo para o autoconhecimento e desenvolvimento humano.

GALERIA DE IMAGENS
COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
  • Junior - 07/06/2016

    "Muito interessante. "

Ver todos

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

Todos os direitos reservados. Instituto Eneagrama. 2017

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital