Blog

Você está em: HomeBlogO que o filme Divertida Mente tem a nos ensinar sobre as emoções?

O que o filme Divertida Mente tem a nos ensinar sobre as emoções?

Como seria conhecer a personalidade do seu filho desde cedo? Como seria apoiá-lo em seus pontos fortes e reconhecer os seus pontos fracos como algo natural? O Eneagrama pode ajudá-lo nisso.

Aqui no Instituto Eneagrama, compreendemos a personalidade como a soma de 9 emoções: algumas são acessadas com mais frequência, enquanto outras estão como que “adormecidas”. Imagine uma árvore: o tronco seria a nossa emoção principal, a qual nos dá grandes recursos e habilidades. Por exemplo, o Medo traz precaução e cautela, enquanto o Orgulho dá a sensação de capacidade e eleva a autoestima. Já nos galhos, estão as outras 8 emoções, distribuídas de acordo com a frequência de uso – quanto mais perto do tronco, mais fácil é acessá-las. Assim, entendemos essa distribuição como uma hierarquia, sendo que algumas estão no comando e nos influenciam na maior parte do tempo.

Se você já assistiu ao filme Divertida Mente, vai ter uma ideia do que queremos dizer: na sala de comando dentro da cabeça da menina Riley, estão várias emoções, mas quem costuma apertar os botões é a Alegria (aqui conhecida como Gula). As demais até entram em cena de vez em quando, mas sempre de acordo com o que a Alegria deseja. É como se todo o nosso potencial ficasse limitado por causa de uma emoção, e assim vemos a Tristeza sendo deixada de lado porque não compreendem a sua importância, enquanto a Raiva aparece com força total nos momentos de decepção. No painel de controle, tem sempre uma emoção tomando a frente – no caso do pai, é a Raiva; e no caso da mãe, é a Tristeza.

Portanto, os pais possuem perfis diferentes e têm uma dinâmica também diferente.No caso da Riley podemos perceber a Alegria quando está tudo bem, Raiva quando as coisas não dão certo. Considerando-se essa metáfora, a Alegria é a responsável por inúmeras decisões da Riley e, muitas vezes, impede que a Tristeza se aproxime e seja experenciada. Isso a leva a ver a vida por um viés positivo, como no momento em que a casa nova é uma decepção, “mas o lado de dentro deve ser legal”. O Tipo 7 costuma ver os acontecimentos ruins com uma lente positiva, fazendo do limão uma limonada. O desafio consiste em perceber a importância das memórias ruins: foi quando Riley perdeu a partida de hockey e ficou triste que seus pais e seus amigos foram consolá-la: ela só tinha como lembrança a parte “boa”. Para crianças de outros perfis, os desafios poderão ser outros, mas há uma coisa em comum: a personalidade é algo a ser amadurecido e desenvolvido ao longo do tempo.

Mas isso não acontece apenas na ficção. Quantas vezes você já se percebeu fazendo coisas que não gostaria de fazer, mas por Medo ou Raiva acabou fazendo? O Eneagrama da Personalidade pode ajudá-lo a compreender melhor como as suas emoções se organizam, e como você pode aproveitá-las ao máximo para expandir suas habilidades e usá-las a seu favor. Imagine agora compreender o que está passando na cabeça e no coração dos seus filhos? Como ficaria o relacionamento entre vocês? A Riley é uma adolescente vivendo muitas mudanças (de cidade, escola e amigos) e por isso ela acaba entrando em conflito com seus pais e, nessas horas, todo mundo sai machucado.

Se você tem um filho adolescente, já deve ter passado por isso, não é? E são tantas coisas causando angústia na vida deles, que às vezes nem sabemos por onde começar. São as provas da escola, o Enem, o vestibular, uma escolha profissional, o próprio amadurecimento que vem com essa idade. Que pai e que mãe não quer o melhor para os seus filhos? Mas você já pensou no impacto que as suas expectativas podem estar causando neles? O Eneagrama é uma ferramenta de conhecimento emocional que pode ajudá-lo a respeitar essa fase e contribuir de forma mais assertiva no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus filhos.

GALERIA DE IMAGENS
COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital