Gestão das emoções é a habilidade de gerir suas emoções e está intimamente ligada ao quociente emocional de cada indivíduo. Quociente emocional é o quanto cada indivíduo é inteligente emocionalmente. Inteligência emocional é um conjunto de competências, que se desenvolvidas, torna-se a capacidade de reconhecer e compreender as emoções em si e aos outros, de pensar com clareza e objetividade sobre as emoções e usar esse conhecimento para gerir seu comportamento e relacionamento.
•
Autoconsciência: esse é o nível onde o indivíduo tem a habilidade de se realizar por ele
mesmo. Estar autoconsciente significa perceber e sentir o que está causando a
si mesmo e aos outros.
•
Autogestão: É a capacidade de gerir suas emoções, elevando a capacidade de perceber
quais são os seus pontos fortes e fracos e assim administrá-los de forma
positiva, tendo maior clareza e equilíbrio entre o pensar, sentir e agir, (e
menos reagir), obtendo resultados superiores e, acima de tudo, bem estar.
•
Consciência
Social: É a capacidade do indivíduo em
interpretar os sentimentos, intenções e motivações dos outros através do que chamamos de EMPATIA. Ou seja,
aprofundar a visão e compreensão das razões sobre o porquê de uma pessoa ser do
jeito que é, interpretando palavras, gestos, objetivos e metas subentendidos em
cada discurso.
•
Gestão de
Relacionamentos: É a capacidade de usar as competências
adquiridas para administrar as interações pessoais e profissionais com sucesso.
Existem pesquisas que
afirmam sobre a necessidade de exercer a inteligência emocional em todas as
áreas da vida, segundo uma pesquisa da consultoria TalentSmart*, o QE (Quociente Emocional) pode
ser mais decisivo para o sucesso na carreira do que o
famoso QI (Quociente de Inteligência).
A
consultoria testou a inteligência emocional juntamente com 33 outras
habilidades importantes no local de trabalho, e descobriu que a inteligência
emocional é o mais forte fator do desempenho, sendo um total de 58% de sucesso
em qualquer setor do mercado de trabalho.
O levantamento, com mais de 1 milhão de pessoas, mostrou ainda que cerca de 90% dos indivíduos mais bem avaliados e considerados de sucesso, são habilidosos em administrar suas emoções.
*Fonte: talentsmart.com