Archives março 2020

9 dicas de como evitar caos emocional em tempos de crise

Paciência e Resiliência
Não há como prever o que enfrentaremos à frente e nem há como acelerar o tempo; portanto, é através dessas duas competências que podemos iniciar nossa caminhada.

Convicção e Ousadia
Sem acreditar em nossa força, ficamos acuados frente à ameaça. É hora de utilizar toda a nossa ousadia para sair da zona de conforto e encontrar as soluções.

Otimismo e Bom humor
Ter uma clareza da realidade e dos riscos à frente, e ainda assim olhar de maneira otimista e bem-humorada, é como jogar mais combustível em nossas capacidades.

Planejamento e Cautela
Mais importante do que a velocidade que vamos empregar pós-crise, é a direção na qual vamos caminhar a partir dela. Por isso, é imprescindível planejar de maneira atenta.

Visão de longo prazo e Ponderação
Olhar para o futuro com ponderação é uma maneira assertiva de encontrar os diversos caminhos que podemos trilhar para nossas empresas.

Criatividade e Sensibilidade
Hora de colocar toda a inovação para fora e, com sensibilidade, encontrar os detalhes que irão diferenciá-lo no mercado e garantir a retomada.

Foco e Motivação
Permanecer focado e motivado é uma maneira de também inspirar sua equipe a continuar engajada e produtiva, garantindo assim bons resultados.

Conexão e Sintonia
É necessário conectar-se também com as pessoas, afinal são elas que fazem nossas empresas. Através da sintonia, podemos encontrar maneiras de compartilhar força e expertise.

Persistência e Disciplina
É continuar obstinado na busca por fazer o que precisa ser feito, mas lembre-se: você é um ser humano, é preciso também disciplina para saber a hora de descansar.

FIQUE POR DENTRO DA AGENDA DE TREINAMENTOS DO IE: CLIQUE AQUI! 

 

E quando o coronavírus passar, quem seremos?

Seremos aquilo que aprendermos com o vírus. De resto, tudo seguirá igual.

Se você sempre foi indiferente ao outro, se não aprender a ser empático agora, é possível que passe a vida só olhando para o próprio umbigo.

Se você sempre foi pessimista, se não aprender a agir com esperança agora, é possível que siga sempre atraindo negatividade pra sua vida.

Se você sempre foi passivo, se não aprender a se comprometer com a vida agora, é possível que assista ela passar pra sempre.

Se você sempre foi rígido, se não aprender a ser flexível agora, é possível que sua teimosia perdure a até o fim da vida.

Se você nunca cuida de si mesmo, se não aprender a olhar suas necessidades agora, é possível que nunca encontre maneira de se amar.

Se você sempre teve uma postura de vítima, se não aprender a se esforçar a se dedicar para superar o desafio, é possível que passe a vida se lamentando.

Se você sempre teve uma postura arrogante pelo seu conhecimento, se não aprender a compartilhar agora sua sabedoria, é possível que passe a vida sem contribuir com o mundo.

Se você sempre fugiu de enfrentar os problemas, se não aprender a encarar a dor de frente agora, é possível que passe a vida toda fugindo de situações desagradáveis sem construir nada.

Se você sempre foi prepotente na liderança, se não aprender a compartilhar sua força e apoiar os mais frágeis, é possível que passe a vida toda com pessoas passivas ao seu redor.

Agora, se você aprender a compartilhar seu direcionamento, aprender a lidar com a dor, expor seu conhecimento, se esforçar apesar do que sente, cuidar de si com amor, abrir a mente para novas possibilidades, sair da postura individualista, agir com a crença de que que é possível sair dessa e verdadeiramente se comprometer com audácia… aí meu amigo, você será quem você quiser SER!

E aí, o que você está aprendendo? Por aqui, estamos aprendendo que mais do que nunca é hora de aprender a se TRANSFORMAR!

 

Por que o Eneagrama

Em nosso treinamento unimos o Eneagrama a um conjunto de técnicas e vivências para a gestão emocional e o desenvolvimento humano. Utilizado como mapa que descreve nove emoções humanas, cada uma relacionada a um Padrão de Comportamento, possibilita que cada um torne-se autoconsciente das emoções que o influenciam diretamente, bem como, identifica o estilo de atuação, os elementos motivadores e desmotivadores para indivíduos e equipes profissionais.

À toda a longa história de evolução do conhecimento do comportamento humano e do Eneagrama, o Instituto Eneagrama acrescentou a teoria de Wilhelm Reich da leitura corporal das nove emoções. Reich, um neuropsiquiatra contemporâneo de Freud, baseou-se nos fluxos energéticos dos sete anéis corporais ou couraças musculares que sustentam nossas formas de pensar, sentir e agir, ou seja, as respostas do nosso corpo aos estímulos externos. Quando olhamos de forma consciente para nosso corpo, podemos perceber a importância dessas emoções e o quanto estão diretamente relacionadas a ele e às formas que adquire.

O Instituto Eneagrama reúne em seus treinamentos todos esses conhecimentos na experiência e dedicação em gestão emocional e desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Tudo para auxiliar o participante a se tornar autoconsciente e explorar ao máximo seus potenciais pessoais e profissionais.

Dessa forma, para que o indivíduo seja inteligente emocionalmente precisa respeitar suas emoções, validá-las, ou seja, se dar o direito de sentir o que sente e administrar estas emoções para que elas não sejam prejudiciais aos seus objetivos e resultados.

Para o Instituto Eneagrama toda e qualquer mudança profissional deve começar por uma mudança pessoal, dessa forma nossos programas atuam tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

O resultado? Você passa a reconhecer e compreender suas próprias emoções, refletir sobre elas e colocar suas conclusões em prática, gerando uma mudança positiva na forma como você se comporta, toma decisões e interage socialmente.

Teste Eneagrama

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre os testes de personalidade de Eneagrama e é possível encontrar em livros e sites. O Instituto Eneagrama não disponibiliza nenhum teste online, pois compreende que o processo de identificação do padrão comportamental, baseado no Eneagrama, é complexo e profundo e deve ser realizado com o acompanhamento de uma equipe certificada, qualificada e experiente no assunto.

A metodologia prática e exclusiva do Instituto Eneagrama incentiva os participantes a realizarem uma investigação de como os elementos descritos através do Eneagrama estão presentes em suas vidas, e em que situações são benéficos ou prejudiciais. O objetivo principal é ampliar a consciência de nós mesmos e das diferenças entre pessoas, aprendendo respeitar a si e aos outros.

A descoberta do perfil se dá através das vivências, exemplos práticos e participação de cada participante. Somente na 5ª sessão é possível que cada indivíduo esteja apto a identificar qual o seu padrão de comportamento. O processo é mais profundo do que a aplicação de um questionário, que responde a curiosidade inicial, mas que não fornece as ferramentas e conteúdos práticos necessários para que o indivíduo possa utilizar em seu dia a dia.

O teste não deve ser visto como balizador e determinante na sua caminhada do autoconhecimento através do Eneagrama. Utilizar o Eneagrama nos permite reconhecer como cada uma das 9 emoções está presente em nossas vidas e, consequentemente, qual é a mais presente e predominante. Quando este trabalho é dirigido, como no Instituto Eneagrama, o participante reconhece que, mesmo agindo de maneira diferente a cada situação e descobrindo coisas em si de cada um dos 9 padrões, existe uma motivação básica tão inconsciente quanto constante. Que cada fase está envolvida com um conjunto de emoções e uma mesma como predominante. Que ao longo da vida buscamos a mesma coisa, de formas diferentes.

>A ampliação da consciência de nós mesmos e das pessoas que nos rodeiam, permite buscar novas maneiras de nos expressarmos, respondendo mais aos nossos reais anseios e menos aos desejos relacionados ao padrão de comportamento.

Quer conhecer mais do Eneagrama e de si?

Conte com uma equipe qualificada e certificada no assunto. Procure uma de nossas franquias em https://ieneagrama.com.br/agenda

ESPECIAL: Conteúdos transformadores para tempos de crise

Bem vindo!

Preparamos uma série de conteúdos especiais para você nesse momento de crise.

Você vai acessar gratuitamente nos nossos diversos canais: e-books, vídeos, webinars, artigos, podcasts e muito mais.

São tempos desafiadores, por isso, preparamos uma série de conteúdos para te ajudar a aproveitar a quarentena e sair dessa ainda mais forte e preparado.

Dá uma olhada em tudo o que você terá acesso de forma 100% online e gratuita:

  • E-books
  • Webinars
  • Vídeos
  • Artigos
  • Podcasts

Você vai ter acesso a conteúdos de temas como:

  • Inteligência emocional
  • Autoconhecimento e Eneagrama
  • Liderança e muito mais! 

CONFIRA:

📇 Dica: Filmes que podem ajudá-lo a passar por uma crise. Clique aqui!

📇 Artigo: Pandemia do Egoísmo. Confira aqui!

📇 Dica: Livros para você se inspirar quando a vida fica difícil. Aqui.

📇 Artigo: Como um vírus invisível torna o essencial visível aos olhos. Leia aqui.

📇 Webinar: O medo não age sozinho. Como cada emoção nos afeta hoje? Confira aqui.

📇 Artigo: E quando o coronavírus passar, quem seremos? Leia aqui. 

📇 Dica: 9 dicas de como evitar caos emocional em tempos de crise: Clique aqui

📇 Podcast: Como a empatia nos ajuda a passar por momentos difíceis? Ouça aqui.

📇 Podcast: Por que as emoções são deformadoras da realidade. Aqui!

📇 Webinar e Podcast: Liderança – Como a crise se torna meio de evolução e transformação? Veja aqui ou escute aqui!

Transformação

Em um mundo em constante transformação, nos sentimos, diariamente, sob pressão. Muitas vezes, é necessário passar por situações que fogem do nosso controle e causam sofrimento para encontrar as forças necessárias para mudar.

E quando a transformação não é mais uma opção, só resta um convite: vamos mudar? Lembre-se: Vida é movimento, e tudo está em constante mudança, você querendo ou não.

Quando pensamos em mudanças, tendemos a olhar para nossa vida pessoal e profissional como algo alheio aos relacionamentos que temos, à empresa em que trabalhamos e ao meio em que vivemos. No entanto, pesquisas recentes do BCG comprovam que tudo está interligado e que as emoções influenciam diretamente no nosso sucesso e no sucesso das empresas.

Então, por que a mudança é tão difícil de realizar?

Primeiro precisamos reconhecer que somos seres imperfeitos e que dependemos e realizamos tarefas por intermédio de outras pessoas. Dependemos de outras pessoas para obter nosso sucesso. Para conseguir qualquer resultado significativo, precisamos de uma equipe.

Portanto, dentre as muitas explicações possíveis, podemos elencar:

– As empresas estão mais preocupadas com questões técnicas e menos com o que as pessoas sentem e pensam.

– Cada pessoa tem suas vivências, suas motivações e muitas vezes essas questões são desconhecidas por nós mesmos.

– É o nosso passado que nos diz em que acreditamos e em como nos sentimos diante de várias situações de nossa vida.

E qual a solução?

Mudar requer consciência.

Não podemos ter pleno domínio sobre nossa própria personalidade, mas podemos ter consciência da parte que revelamos ao mundo exterior, e gerir emoções exige autoconsciência e coragem para assumir a responsabilidade pelos seus sentimentos, comportamentos, decisões e resultados.

Alguma vez você já se fez pelo menos uma das perguntas abaixo?

Que tipo de vida eu quero viver?

Como tenho agido com as pessoas ao meu redor?

Que emoção sinto quando penso em minha vida atual?

O que está me impossibilitando de fazer o que realmente quero?

Que aspectos de minha vida me impedem de pensar nas coisas

realmente importantes?

Qual palavra usaria para definir a pessoa que sou?

Tornar-se consciente dos sentimentos e aprender a confiar neles é a sua melhor fonte para informação e tomada de decisões. Ao fazer isso, você melhora seus relacionamentos, é capaz de gerenciar melhor seus projetos e ser um líder melhor para as pessoas.

O resultado é que a transformação pessoal reflete na vida profissional. Um negócio também depende da transformação de indivíduos. Em nossa experiência, pessoas e empresas não se dedicam o tempo suficiente na observação e compreensão de suas próprias motivações, seus propósitos ou indo além de suas próprias zonas de conforto intelectuais e emocionais.

Você está preparado para transformar?

Como um vírus invisível torna o essencial visível aos olhos

COVID-19: o nome não é bonito. Carregado de ameaças, ele está gerando diversas inseguranças: adoecer, perder um ente querido, ser demitido, passar necessidades, não conseguir sustentar os familiares ou a de ver sua empresa quebrar por não enxergar qual é a saída em meio ao caos.
E nos sentimos frustrados, desamparados, sozinhos, impotentes e por vezes até céticos, sem querer acreditar no que está acontecendo, agarrados a fiapos de esperança de que nada de ruim irá acontecer.
Nessa circunstância, temos duas opções: ou ficamos presos nesse caos interior que se instala em situações de crise ou podemos olhar para dentro de nós com consciência e buscar compreender estes sentimentos.
E então o vírus nos dá um presente: “Fiquem em casa”.
Sim, é um presente poder estimular questionamentos curiosos sobre nós mesmos, ainda mais em nosso lar. É uma oportunidade de nos conectarmos com os significados que damos para nossa existência. Podemos perceber a maneira que cativamos e nos deixamos cativar por outras vidas, e observamos o sentido no qual caminhamos e escrevemos a nossa história.
Quando uma ameaça mundial nos coloca a olhar para dentro, podemos então nos lembrar do que é essencial. E o essencial são os seres humanos que esquecemos que somos e aqueles que vivem ao nosso redor. Então é hora de ter atitude.
É hora de resgatar a empatia e a compaixão para com o casal de idosos que mora ao lado, com o colega de trabalho que tem uma condição vulnerável e com seus amigos que trabalham nos serviços essenciais. É hora de olhar nos olhos da sua família e dizer o valor que é tê-los ali ao seu lado, sãos e salvos.
É hora de usar as ferramentas online, que sempre nos afastaram, para demonstrar o amor que sempre sentimos pelos avós que moram logo ali, mas nunca temos tempo de visitar. Ou mandar aquele alô para o irmão que está distante e para quem muitas vezes não conseguimos dizer: eu te amo. É aproveitar esse momento para nos conectarmos com aquele amigo que mora fora do país e que passamos meses e meses sem nos lembrar de perguntar: e aí, meu querido, como vai você?
É hora de se perguntar: Quantas vezes eu vou precisar de crises, catástrofes e problemas para voltar a enxergar quem somos em essência? Quantas vezes vou precisar ser lembrado que é o AMOR que importa?
É hora de olhar para o mundo e nos perguntar: Quem é que vamos ser depois da crise? Ou melhor, quem é que QUEREMOS SER?
É hora de o AMOR se espalhar como um vírus, mas nunca mais se tornar invisível.

Pandemia do egoísmo

Em tempos de pandemia mundial contra um ser invisível, nossas defesas se armam e ficamos em alerta e desconfiando de tudo e todos.
Basta um espirro de rinite para que todos ao redor tenham a certeza de estarem infectados e começarem a desenvolver sintomas psicológicos do COVID-19.
E eu com isso?
Uma das características mais assertivas do Eneagrama é que ele nos ensina profundamente os comportamentos humanos através de emoções. Não é necessário ser da personalidade 6 para que seu medo esteja à flor da pele numa circunstância como uma pandemia. O que não nos atentamos é o quanto ficamos individualistas a partir da emoção do medo.
Começamos a nos afastar uns dos outros como se todos fossem uma ameaça, passamos a olhar torto para as pessoas nos corredores, pegamos outro elevador no trabalho, atravessamos a rua para não cruzar com alguém de máscara.
Medo, emoção de segregação?
Pode ser, mas medo também é emoção de ponderação, cautela e luta em grupo em prol de um inimigo verdadeiro!
Juntos somos mais fortes, mas esse “junto” precisa ser juntos mesmo. Devemos entender com empatia nosso papel ao nos recolhermos em nossas casas. Juntos é não visitar seus avós. Juntos é isolar seus filhos da convivência com os amiguinhos. Juntos é cuidar de cada situação que represente risco para o outro, é espirrar tampando seu rosto. É entrar em cada local e antes de qualquer coisa lavar as mãos. Juntos é manter distância.
Pela primeira vez, juntos… é separado!
Usar a emoção do medo é enxergar todos os riscos envolvidos nessa circunstância e tomar cuidado a cada local que tocamos a mão, higienizar cada pensamento maldoso sobre o outro, lavar todo e qualquer preconceito que temos com o diferente e JUNTOS, sermos mais iguais em prol de um bem comum.
Juntos, você aí e eu aqui, mas juntos na certeza de que pela primeira vez, vamos cuidar uns dos outros separados.