Logo ABF
Nossas Franquias
Seja Franqueado
Seja um franqueado
Fale Conosco
Fale conosco

Sala de Cinema

    Você está:
  • Home
  • >
  • >
  • Friends
Busca por tipo:
  • Tipo 1
  • Tipo 2
  • Tipo 3
  • Tipo 4
  • Tipo 5
  • Tipo 6
  • Tipo 7
  • Tipo 8
  • Tipo 9

Friends

Nossos especialistas analisaram os perfis dos amigos mais famosos do mundo! Rachel, Ross, Chandler, Phoebe, Joey e Mônica fizeram um dos seriados mais famosos da história do show business, exibido na TV entre 1994 e 2004, sendo líder de audiência até hoje. A série, atualmente disponível na Netflix, comoveu milhares de fãs com a notícia de que o streaming retirará os episódios do seu catálogo. E mais que amigos na telinha, os seis amigos de #Friends também se tornaram amigos de várias gerações.

Confira a análise completa ao som de I’ll be there for you!

Friends

Nenhum personagem desse tipo.

Mônica

Mônica

Tipo: Tipo 1 - O Perfeccionista

Sub-tipo: Sexual

Prática, organizada e disciplinada, a Mônica é aquela amiga que não consegue ficar parada. Isso fica evidente quando ela termina com o Richard: para não ficar sofrendo, ela decide fazer geleia. O desejo por se manter ativa aparece em diversos episódios, em que ela demonstra a necessidade de terminar o que está fazendo.

Também notamos a sua extrema dedicação em organizar e arrumar. E, por falar em organização, ela não deixa ninguém limpar o seu apartamento, já que ela não confia que outras pessoas farão tão bem. E quando o Chandler contrata uma diarista? A Mônica fica louca e passa o episódio todo buscando defeitos. Ela acessa a raiva facilmente quando as coisas não são feitas da maneira certa, ou da maneira que ela considere certa.

Mas será que essa pessoa não consegue se divertir? Claro que sim! Ela inclusive organiza festas e as enche de regras, porque elas “ajudam a controlar a diversão”. Só que nem todo mundo gosta de ter a sua diversão controlada. Então a Phoebe diz: “oh meu Deus! Colocaram o copo na mesa sem o porta-copos!” A Mônica sai indignada para ver, já gritando para saber quem tinha feito aquilo, mas era só brincadeira da Phoebe.

Joey

Joey

Tipo: Tipo 2 - O Prestativo

Sub-tipo: Sexual

O Joey é muito impressionável, beirando a inocência e a ingenuidade em alguns momentos. Por conta disso, ele não costuma ponderar muito na hora de decidir. Ele deixa que a emoção o guie, por isso cria vínculos emocionais muito facilmente e costuma defender seus amigos sempre que percebe suas necessidades. Quando o zelador briga com a Rachel por causa do lixo, o Joey intervém em favor da amiga. Quando o zelador ameaça denunciar a Mônica e a Rachel por estarem morando ilegalmente, o Joey mais uma vez toma as dores delas sem nem pensar duas vezes.

Já o seu orgulho fica evidente quando ele, por exemplo, acha que sabe falar francês mesmo sem dominar a língua. Ele simplesmente não consegue ver a sua inaptidão. Como ele é ator, Joey diz para todo mundo que cria as suas próprias falas, mesmo que seja só em alguns momentos. Quando é demitido, não conta para ninguém. Ele tem a sensação de que é capaz de seduzir qualquer pessoa, e essa autoafirmação o deixa com dificuldade em dar o braço a torcer.

Assim como a Rachel, ele não lida bem com a indiferença dos outros. Ele quer ser o preferido entre seus amigos, estar sempre presente na vida delas. Então quando o zelador, a quem ele tinha ensinado a dançar, finalmente consegue sair com a moça, o Joey fica embravecido por ter sido “trocado”.

Rachel

Rachel

Tipo: Tipo 2 - O Prestativo

Sub-tipo: Sexual

Assim como o Joey, a Rachel tem um ar ingênuo e inocente; parece até que ela vive em outro mundo! Ao longo da série, podemos vê-la superando um pouco esse traço, mas sua bondade e disposição para ajudar os outros continuam em alta. Seu orgulho fica evidente quando ela começa a trabalhar e se acha o máximo na cafeteria, mesmo nunca tendo trabalhado e nem saber direito o que está fazendo ali. Sua autoconfiança fala mais alto, por isso não percebe suas falhas e tem dificuldade em assumir seus erros.

Como quer agradar a todos, não sabe o que fazer quando seus pais se separam. Ela quer comemorar seu próprio aniversário, mas está com medo de magoar alguém caso um dos dois não seja convidado. Aliás, manter a imagem de querida é muito importante para ela, e, quando quer alguma coisa, ela usa da sedução para conseguir.

Mas sua docilidade acaba quando ela se sente traída ou menosprezada. Nessas horas, a amável Rachel se torna vingativa e tem reações intempestivas. Como Ross a trocou, ela resolve fazer um contrato com ele, para que ele assuma a culpa por tê-la traído, mesmo que eles estavam dando um tempo.

Ross

Ross

Tipo: Tipo 4 - O Romântico

Sub-tipo: Social

O Ross demonstra tanta alegria que até o seu “oi” deixa todo mundo para baixo. Dramático e melancólico, ele sente como se o mundo o estivesse sacaneando, e, nessas horas, o seu ar de vítima pesa no ambiente. Por estar profundamente conectado com as suas dores, ele passa horas se lamentando de como as coisas aconteceram para ele: quando o seu shampoo abre dentro da bolsa, por exemplo, Ross faz o maior drama de todos os tempos, dando uma importância descomunal a uma coisinha pequena.

Introspectivo, ele se prende ao passado e é muito difícil para ele ver seus pais vendendo a casa onde ele passou a infância. Por isso, fica apegado às suas coisas na tentativa de não perdê-las. Ele levou dez anos para contar para a Rachel que gostava dela, já que, durante todo esse tempo, ele ficou sonhando, idealizando o relacionamento deles.

Em relação ao trabalho, Ross tem o maior orgulho em dizer que é antropólogo: seu olho brilha ao perceber que ele é o único que conhece e domina esse assunto. Percebemos a conexão emocional com seu trabalho.

Chandler

Chandler

Tipo: Tipo 6 - O Questionador

Sub-tipo: Preservação

Ansioso, toda vez que o Chandler é pego de surpresa, ele se perde nas suas decisões. E o vemos tendo medo diversas vezes: não corrige o colega de trabalho por medo de desagradá-lo, vai trabalhar em outras cidades por medo de encarar o chefe, tem medo de se relacionar por causa da sua história pessoal. Mas, quando ele se reconhece apaixonado pela Mônica, ele é capaz de abrir mão de suas convicções e pedi-la em casamento. Só que acaba se atrapalhando tanto que a Mônica, uma Tipo 1, toma a iniciativa – esse, inclusive, foi um dos episódios com mais audiência da série.

Como precisa de estabilidade, o Chandler acaba ficando muito tempo em um emprego do qual não gosta. É difícil para ele lidar com uma situação incerta. Por isso, busca suas certezas externamente. A Mônica é como um porto seguro para o Chandler, já que, toda vez que ele está em dúvida, ele recorre a ela para tomar uma decisão.

Fiel a seus amigos, Chandler dividiu seu apartamento com Joey durante muito tempo. Nesse período, viveram histórias malucas como perder o bebê do Ross no ônibus, substituir a mesa de jantar por uma de pebolim e passar horas assistindo a Baywatch.

Phoebe

Phoebe

Tipo: Tipo 7 - O Sonhador

Sub-tipo: Social

Com um milhão de ideias na cabeça, Phoebe é uma pessoa alegre, criativa e cheia de energia para explorar o mundo. Ela faz massagem e aromaterapia, canta e faz piada com tudo, mesmo que sejam coisas sérias. É muito criativa, e podemos perceber isso no episódio em que ela cria sua própria casa de bonecas e vai inventando um monte de histórias malucas. Ela não tem muito filtro, então acaba usando a morte da mãe para se safar de situações chatas ou tirar vantagem.

Isso acontece porque, assim como os Tipo 7, a Phoebe tem dificuldade para se conectar com a dor, preferindo fugir dela. Quando o cara de quem ela gostava resolveu ir embora do país, ela minimizou a ausência dele, como se ele nem fizesse falta e nem estivesse sofrendo. E assim ela fala dos dramas da sua vida, sem muita emoção: a mãe se suicidou, o padrasto foi preso e chegou a morar na rua, postura muito diferente da que Ross tem sobre os próprios dramas.

Phoebe se empolga com ideias diferentes e quer experimentar o máximo de aventuras possível. Quando seu irmão e sua cunhada querem um filho, mas não conseguem, ela faz inseminação artificial no lugar deles e fica grávida de trigêmeos. Seu instinto social se manifesta na sua filosofia antiglobalização e no seu vegetarianismo, por exemplo.

Ela também é contra a produção em massa e grandes cadeias corporativas de serviços.

O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2025