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Como não deixar as emoções interferirem no seu trabalho

Muita gente confunde e acha que emoção e sentimento são a mesma coisa. Na realidade, são bem diferentes e quase sempre difíceis de distingui-los. Nesse artigo, mostramos a diferença entre os dois e exemplos!

Muita gente confunde emoção com sentimento. Sentimento é uma elaboração sofisticada do nosso cérebro, que nos faz descobrir como nos sentimos em relação a alguma coisa ou alguém, de acordo com nosso repertório de vida e uma série de experiências e lembranças.

Emoção vem rápido. É a parte animalesca do nosso corpo. Vamos imaginar que você está no meio da selva e encontra um leão. Se você for elaborar o sentimento, vai calcular quanto o leão corre, quanto você corre, vai pensar em rotas, vai talvez sentir vontade de acariciar o leão ou observá-lo. E, até isso tudo acontecer, ele te devora. Por isso, nossos registros mais primórdios nos protegem e emanam senso de proteção ao nosso corpo. Você vê um leão e corre. E isso é pura emoção.

Podemos dizer que entre a informação e o sentimento tem uma série de emoções processadas. E se não estivermos preparados, a emoção pode falar mais alto em nosso dia a dia.

Você pode ser ou já ter trabalhado com alguém explosivo. Aquele colega que não aceita feedback ou que tem reações exageradas quando lida com dificuldades. Pode ser falando mais alto, chorando no banheiro ou simplesmente congelando – violência nem sempre é expressada com atitudes físicas.

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Trabalhamos oito horas por dia, entre cinco e seis dias por semana. São mais de duas mil horas por ano no ambiente do trabalho. Isso quer dizer que dos 365 dias do ano, você passaria mais de 100 trabalhando sem pausas se o trabalho fosse ininterrupto. Quando não temos ferramentas que nos ajudam a lidar com esse ambiente – muitas vezes competitivo e desafiador – baixamos a guarda e deixamos as emoções mais primitivas virem à tona. E isso nos faz ter uma postura enfraquecida, que pode comprometer toda a nossa carreira, dificultar relações e, até mesmo, inflamar conflitos.

Para tentar agir com calma, ainda que com várias emoções emanando em nosso corpo, precisamos convocar o nosso lado racional e entender, de forma objetiva, o que está acontecendo. Se alguém disse algo que não concordamos e essa pessoa está em um momento de emoção, talvez seja melhor esperar um pouco até mostrar um contraponto. E, quando fizer, é importante não utilizar expressões pessoais como “você me deixou chateado”, mas frases que falem do trabalho, como “eu não concordo com a solução apresentada”.

Dentro do ambiente corporativo e também em nossas casas e com amigos, o a forma de lidar com as pessoas pode influenciar não apenas na qualidade de nossas relações, mas também em como somos interpretados. Entender de onde vem os impulsos e raciocinar sobre nossas atitudes enquanto estamos emocionados faz toda a diferença.

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