Blog

Que história você vai contar em 2021?

O livro da sua vida está nas suas mãos: escreva com sabedoria os novos capítulos.

Que 2020 foi um ano exaustivo ninguém dúvida. Nossa saúde sofreu – física, mentalmente e emocionalmente. Quase não reconhecemos as pessoas ao nosso lado. Falamos coisas que não deveríamos. Fomos testados de todas as formas. Estresse, depressão, burnout: foi o ano em que as fronteiras entre trabalho e lazer ficaram cada vez mais imperceptíveis e nebulosas. Quem diria que seria um ano tão desafiador?

São em momentos como esse que mais ficam evidentes nossas fragilidades emocionais.

Podemos nos perceber ainda mais irritados, impacientes ou ansiosos, causando ainda mais estresse no ambiente familiar e de trabalho, intensificando conflitos, comprometendo nosso bem-estar e diminuído nossa produtividade.

Fomos obrigados a olhar para nossa saúde física e emocional de forma proativa e ressignificar a forma como encaramos nossas emoções.
As emoções não devem ser reprimidas ou ignoradas do tipo: “eu não posso sentir isso agora. Isso vai me atrapalhar e eu tenho um monte de coisas para fazer.” As emoções devem sim ser expressadas, compreendidas, aceitas e integradas.

Tentar impedir que as emoções não se expressem podem trazer problemas muito maiores e mais graves.

Olhando para trás, talvez você não esteja satisfeito com os resultados de 2020. Mas pense bem: diante de tudo que aconteceu, será mesmo que não há motivos para comemorar? Nem ao menos uma razão, por menor que seja? Tudo bem não ter dado conta de tudo. Tudo bem ter ficado irritado. Tudo bem não ter lidado bem com as tempestades da vida. Ninguém é o Super Homem ou a Mulher Maravilha para ter saído ileso de um período como os últimos meses – e nem eles mesmos saem sem arranhões das batalhas que enfrentam. Então relaxa: você fez o melhor que pôde com o que você tinha naquele momento.

Este é um ótimo momento para observar suas emoções e buscar compreender, através dos sentimentos, quais as mensagens que elas estão querendo te passar. Também é um ótimo momento para aceitar suas fragilidades, e buscar formas de desenvolvê-las.

Por isso, agora eu pergunto: que história você quer contar em 2021? Será que ele vai ser o segundo volume de um livro de suspense cujas reviravoltas estão fora do seu controle? Ou 2021 dará início a uma nova saga, com personagens mais fortes e mais experientes, que aprenderam com os solavancos? O livro da sua vida está nas suas mãos: escreva com sabedoria os novos capítulos.

COMPARTILHE:

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2021

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade

eu aceito