Logo ABF
Nossas Franquias
Seja Franqueado
Seja um franqueado
Fale Conosco
Fale conosco

Blog

A Inteligência Emocional como base do sucesso em vendas

Entenda como a inteligência emocional potencializa as suas chances de sucesso em vendas e te prepara para lidar com qualquer situação.

Você se prepara para uma venda ou negociação e está consciente do que deve ser feito para atingir o sucesso.

Sabe tudo sobre o produto, conhece o cliente e suas dores, tem a certeza de que tem a solução e, ainda assim, você fracassa. Você faz tudo, levanta cedo, faz agendamentos, é pontual e dedicado, mas nada disso tem efeito nos seus resultados.

Se isso já aconteceu com você, o motivo pode estar em não saber gerenciar o campo emocional de um processo de vendas e negociação.

Como a venda ou não venda anterior impacta a seguinte?

Receber um “sim” ou “não” no atendimento anterior impacta emocionalmente na sua atitude. E ambas podem ser uma tragédia para a próxima venda ou um trunfo, depende do quanto você consegue compreender o impacto do “não” e do “sim” em sua personalidade.

A sensação de insegurança que toma conta 

O ‘não’ pode lhe deixar inseguro para a próxima venda e o comprador não conseguirá sentir firmeza em você ou até mesmo prendê-lo naquilo que você falhou na abordagem anterior, mantendo-o focado em como refinar a próxima. 

A autoconfiança

O ‘sim’ pode te deixar com grande autoconfiança para a próxima venda, mas essa autoconfiança pode fazer o comprador sentir que você está sendo arrogante, e talvez nem ele saiba o motivo, mas algo dentro dele causou uma sensação negativa sobre você.

Perceba que a decisão foi baseada no sentir algo sobre você, ou seja, as decisões em vendas em sua grande maioria são decisões emocionais. E saber como você reage emocionalmente e como sua reação impacta emocionalmente suas vendas é fator determinante para alcançar melhores resultados.

Para desenvolver esta capacidade é necessário expandir sua inteligência emocional, começando pelo autoconhecimento emocional e auto observação. Não é possível dominar aquilo que você não conhece, então é fundamental entender como suas emoções funcionam, para que você possa interpretá-las com exatidão, entendendo como elas podem impactar negativamente seu desempenho e seus relacionamentos.

Vendedores medianos acreditam que a preparação técnica basta para chegar aos resultados desejados e deixam de lado a preparação emocional, mas vendedores com grande Inteligência Emocional entendem a importância de dominar a principal ferramenta de um processo de vendas, dominar a si mesmo.

Para isso, comece pelos nossos treinamentos! Clique aqui!

COMPARTILHE:
O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024