Você é aquilo que sente, aquilo que pensa e aquilo que faz. É a soma de suas crenças e experiências.
07 de novembro de 2019Muitos de nós já ouviu histórias de jovens que ao empreenderem pela primeira vez chegaram ao sucesso de forma precoce mais na coragem e no entusiasmo do que propriamente pela estratégia.
Mas a prática também nos sugere que a imensa maioria dos empreendedores não é dotada de tal “sorte”. A grande maioria dos líderes empreendedores é definida a partir de muita aprendizagem, dedicação, persistência, experiências, estratégia, treinamento, além, é claro, da soma de seus talentos inatos individuais, e com isso geram uma mentalidade empresarial necessária para estar à frente de um negócio.
Você é aquilo que sente, aquilo que pensa e aquilo que faz. É a soma de suas crenças e experiências. Pouco adianta saber de todos os números e condições se você não tem habilidades para tomar boas decisões e colocá-las em prática. Pouco adianta ter boas intenções em relação ao negócio se há crenças limitantes sobre si mesmo.
Grande parte da probabilidade de alcançar o sucesso ou fracasso em qualquer atividade está atrelada à habilidade comportamental, ao nível de autoconfiança e à capacidade de utilizar sua inteligência emocional.
A soma desses três temas forma o que muitos chama de personalidade empreendedora, e quem a desenvolveu traz consigo importantes características:
Pró-atividade: tem a vontade de estar um passo à frente, iniciativa e coragem para assumir riscos calculados. Esforça-se para colocar suas ideias em prática.
Paixão: inspiração, perseverança e a crença de que aquilo que se dispõe a fazer tem um significado, um propósito que traz a sensação de autorrealização.
Flexibilidade: aprende com os próprios erros e tem a humildade de reconhecer o momento de pedir ajuda, de admitir quando estiver errado. Reconhece suas limitações, o que permite seu desenvolvimento.
Disposição para liderar: sabe a importância de influenciar as pessoas e criar uma atmosfera positiva junto a equipe. Busca habilidade para formar novos líderes e cria uma mentalidade de sucesso naqueles que estão sob sua liderança.
Empatia: tem a capacidade de ver a realidade aos olhos das outras pessoas. Não necessariamente precisa concordar com essa visão, mas entende como as pessoas se sentem e compreende seus pontos de vista, sabendo como apoiar.
Resistência às frustrações: reage positivamente quando o cenário não é positivo e consegue canalizar essa energia de forma saudável e produtiva, contendo a própria ansiedade e impulsividade.
Foco: suporta a tentação das distrações e se concentra no que precisa ser feito.
Precaução: toma decisões inteligentes e avalia o impacto das consequências de seus atos no curto e no longo prazo.
São algumas boas qualidades, e ainda assim não são as únicas necessárias ao sucesso. Colocaria ainda nessa lista a humildade para aprender sempre, pois a cada passo que avançamos em termos de conhecimento e experiência é provável que se perceba que há muito mais por aprender.
Artigo publicado em 11 de agosto de 2015 no Jornal A Hora.
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