Blog

Por que investir na diversidade emocional no recrutamento e seleção?

Qual a importância da diversidade emocional dentro das empresas?

A busca por mais que um currículo técnico cresce

Muitas empresas já se empenham em buscar profissionais com habilidades que vão além das suas competências técnicas que comumente se enxergam nos currículos: curso tal, com capacitação em tal, com pós graduação em tal… Claro, essas competências são essenciais, mas não são só elas que importam.

Soft skills são tão importantes quanto as hard skills, inteligência emocional é a principal citada quando pesquisamos sobre diversidade de habilidades nas seleções de emprego. As soft skills são habilidades que estão relacionadas com a interação entre as pessoas dentro da empresa, são importantes principalmente quando pensamos no comportamento em equipe. 

Mas muito além das soft skills 

O ponto que queremos endereçar aqui é a diversidade emocional de acordo com cada tipo do Eneagrama

Em muitos treinamentos in company feitos pelo Instituto Eneagrama, foi possível perceber a pouca diversidade de personalidades nas empresas, principalmente nos cargos mais elevados, como diretoria, gestores e líderes. 

Muitas vezes, isso acaba gerando barreiras emocionais, que impedem um bom funcionamento e desenvolvimento das empresas. Essa falta de diversidade pode levar à estagnação, uma vez que o comportamento de todos é similar, não há maneiras de evoluir.

Imagine o cenário: uma determinada empresa resolveu fazer o treinamento do Eneagrama da Personalidade e acabou por descobrir que 60% do seu quadro de diretores e líderes se identificava com o tipo 6 no Eneagrama, que tem como vício emocional o MEDO.

Esse MEDO, por ser um vício emocional, em doses elevadas, pode fazer com que os diretores e líderes se tornem apreensivos, com receio de mudanças, apegados a uma determinada “lei ou ordem” que os levará sempre pelo mesmo caminho, impedindo a empresa de crescer.

Agora, se este quadro tiver, por exemplo, uma porcentagem maior de personalidades como o tipo 7, que são conhecidos por buscarem mais aventuras, mudanças, experiências novas, a empresa pode começar a visualizar outros caminhos para atingir suas metas, podendo obter resultados até melhores em menos tempo!

São tantas as variáveis e questões inconscientes envolvidas no modo de cada colaborador ser e agir, que é desafiador encontrar a origem de suas ações e reações. É uma jornada que, muitas vezes, optamos por não trilhar, diante dos grandes desafios que uma evolução comportamental pode apresentar.

Uma vez que você entende as personalidades do Eneagrama, é possível também alocar as pessoas dentro da empresa, dentro dos projetos e das tarefas, para que cada personalidade possa contribuir com o melhor das suas habilidades. 

Evoluir a inteligência emocional e ter autoconhecimento é o primeiro passo para reconhecer como a diversidade emocional pode auxiliar uma empresa a crescer. 

Empresas inovadoras entendem a importância da inteligência emocional para as pessoas e o impacto que isso gera nos seus resultados. Quando são focadas em performance sabem que uma liderança inteligente emocionalmente é essencial para o sucesso de cada projeto realizado, decisão tomada e estratégia praticada. 

Equipes são potenciais ilimitados que nem sempre recebem a oportunidade de se manifestar. Mas quando estimuladas podem desenvolver relacionamentos produtivos e, por consequência, resultados além do esperado.

Busque a evolução da sua equipe e busque pela diversidade emocional! 

COMPARTILHE:
O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2022