Blog

Como criar um Calendário Emocional com o seu filho

Nunca é cedo demais para aprendermos a falar como estamos nos sentindo!

 

Nunca é cedo demais para aprendermos a falar como estamos nos sentindo! Essa percepção pode começar a ser despertada já nos primeiros anos de vida, mesmo que a criança ainda não tenha total discernimento sobre suas emoções. O que importa, inicialmente, é criar o espaço e o hábito de conversar sobre a nossa rotina e sobre todas as sensações que tivemos ao longo do dia. Para que a criança cresça emocionalmente saudável, é fundamental que ela saiba diferenciar a sua raiva da sua tristeza, a sua confusão da sua empolgação, a sua alegria do seu medo e assim por diante.

Uma forma simples de abrir esse caminho de diálogo e confiança é por meio do CALENDÁRIO EMOCIONAL. Ele é uma representação simplificada do estado emocional diário da sua criança, servindo como uma forma de compreender e mapear as emoções mais presentes. E o calendário será mais aproveitado se, antes de você perguntar se há tarefa da escola para cumprir, você perguntar à criança como ela se sentiu. Por exemplo:

  • Se ela estava alegre, converse sobre os motivos:

– Foi uma brincadeira especial que fizeram durante a aula? Foi o lanche que ela levou e estava gostoso? Foi o coleguinha gentil que a tratou bem? A professora deu um elogio?

  • Se ela disse que estava com raiva, investigue as razões:

– É algum problema de relacionamento com os colegas? Alguma tarefa que ela não gostou? O intervalo que poderia ter sido mais longo?

Observar a frequência com que as emoções se repetem poderá ajudá-lo a perceber se a sua criança está passando por algum momento de dificuldade. Além disso, você estreitará o vínculo de confiança entre vocês ao conversarem abertamente sobre a vida emocional dos dois. Por isso, você adulto responsável, lembre-se de ficar alegre, mas também triste, na frente dos seus pequenos. A criança se sentirá mais confortável para falar de si mesma quando os seus adultos falarem sobre eles próprios primeiro.

O que é o calendário emocional? Uma forma de compreender as emoções que estão aparecendo em suas crianças.

Para que serve? Para mapear os estados emocionais da criança e estreitar o vínculo de confiança entre ela e os seus adultos responsáveis.

Do que você precisa?

  • Isopor tamanho A3
  • 1 caixa de alfinetes
  • 12 saquinhos transparentes
  • Impressão do calendário em tamanho A3
  • Impressão dos emojis em tamanho A3

No link abaixo, você encontra um modelo de calendário emocional. Aproveite e divirta-se com seu pequeno. 

CLIQUE AQUI E BAIXE O CALENDÁRIO EMOCIONAL

COMPARTILHE:

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2020