Os personagens de La Casa de Papel e Eneagrama

Um grupo de nove ladrões, liderados por um Professor, prepara o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro em quantidades incalculáveis e nunca antes vista. A gente analisou o padrão emocional desses personagens. Confira!

La Casa de Papel da Netflix chega à temporada 4 com muitos fãs.

Vocês pediram e a gente analisou o padrão comportamental de Tókyo, Rio, Oslo, Nairóbi e outros personagens desse grupo charmoso de ladrões e seu professor. Quer saber?

Confira:

Tokyo – 4 Preservação

Idealista, Tokyo desde o início já delimita bem que tipo de vida prefere viver: “Envelhecer na prisão não é para mim. Prefiro fugir. De corpo e Alma. Se eu não puder levar meu corpo, que minha alma escape.” Como um bom Tipo 4 Preservação, é destemida e imprudente. Além dos ideais, fica claro seu anseio de viver uma vida intensa e bem aproveitada, mesmo que curta, ao invés de uma vida longa e sem sentido.

Professor – 5 Social

Reservado e estratégico, o Professor deixa claras suas intenções a longo prazo e é ponderado o suficiente para fazer as coisas andarem de maneira eficiente. Extremamente analítico, apesar de alguns rompantes emocionais, o Professor estrutura sua personalidade no Perfil 5 de Instinto Social, que consegue treinar todo o grupo de assaltantes para a execução do plano pensando em cada detalhe.

Rio – 2 Preservação

Entusiasmado e sorridente, Rio adota o Perfil 2 de Instinto Preservação. Com seu carisma, logo de início conquista o afeto de Tokyo. Conecta-se com ela de maneira profunda e é bastante cuidadoso com ela, além de demonstrar certa inocência ao já imaginar uma vida ao lado da moça. Mostra todo seu lado passional e vingativo quando Berlin expulsa Tokyo da Casa da Moeda, ficando revoltado e contando boa parte do plano deles na frente dos reféns.

Denver – 6 Sexual

Sempre que se sente ameaçado, contrariado ou subjugado, Denver reage de maneira agressiva e sem parar para pensar. Extremamente ansioso, muitas vezes troca os pés pelas mãos em suas reações impulsivas. Mas, muito leal ao grupo, busca protegê-los e cobra que todos andem na linha e cumpram as regras, pois dessa maneira é mais seguro e assim terão o controle das situações.

Arturito – 3 Social

Arturito aproveita sua capacidade de persuasão sedutora para que as pessoas façam aquilo que ele quer. Passa o seriado buscando se tornar o herói que salva a todos. Depois do assalto, ele se torna palestrante motivacional. Seu desejo de ser admirado fica mais explícito ao distorcer alguns pontos da história, fazendo-o parecer mais importante do que realmente foi, dourando e polindo algumas atitudes que teve.

Helsinki – 9 Sexual

Calmo e flexível, busca resolver as situações delicadas com empatia e diálogo. Mesmo quando Berlim se sacrifica pelo grupo, é Helsinki que acalma o professor e cumpre a ordem do Berlim de explodir o túnel. Mesmo bastante calado, demonstra um coração enorme que consegue transmitir afetuosidade, como se colocasse panos quentes na situação. É obediente às regras e comprometido com o objetivo do grupo.

Lisboa – 6 Sexual

Como toda mulher do Tipo 6 Sexual, costuma vestir a armadura de uma mulher forte e não demonstrar suas vulnerabilidades, em especial em ambiente tão masculino. Ela toma as rédeas das situações facilmente e mostra quem é que manda. Suas carências e inseguranças ficam nítidas ao olharmos para suas histórias pessoais de traição. Encontra no Professor um porto seguro, e se joga na adrenalina de mudar de lado no jogo.

Berlim – 4 Sexual

Bastante individualista, Berlim demonstra um certo ar de superioridade e arrogância, em especial com aquilo que é comum ou ordinário. Mas diferente de um individualista frio, Berlim facilmente se conecta emocionalmente com as pessoas e consegue captar, através de sua sensibilidade, os pontos frágeis das pessoas. Cutuca com ironia e muito sarcasmo estas características para desestabilizar quem tente ser a pessoa a atrair maior atenção que ele.

Moscou – 9 Preservação

Tem uma atitude extremamente racional e pautada em ponderação. Claramente em cima do muro, Moscou demonstra que sua tomada de decisões sempre passa pela análise do todo. Bastante calmo e sereno, busca levar ao filho Denver a paciência para lidar com as situações. Claramente prefere acalmar os ânimos frente aos problemas e resolver com diálogo, buscando também cumprir com obediência suas tarefas.

Oslo – 8 Preservação

Fechado e sério, fala o mínimo possível, mas sempre com convicção, objetividade e firmeza. Possui uma força física enorme, necessária para o assalto. Sua força e firmeza acabam por impor respeito. Como um bom Instinto Preservação na Personalidade 8, enquanto não se sente desrespeitado, segue e respeita a hierarquia, cumprindo aquilo que precisa ser feito sem demonstrar qualquer tipo de insegurança.

Alicia – 3 Sexual

É obstinada a ponto de tratar com frieza assuntos que envolveriam muita dor, como a morte do marido e também a própria gravidez. Deixando tudo isso de lado, foca no trabalho. Seu apego à imagem fica mais evidente quando é orientada a assumir sozinha a culpa por descumprimentos graves da lei com relação a torturar presos. Nesse momento, expõe seus superiores e está em busca de salvar sua própria imagem capturando sozinha o Professor.

Estocolmo – 2 Sexual

De maneira um tanto inocente, deixa-se levar pela promessa de Arturito de formar uma família, contentando-se com migalhas de amor. Mas, quando percebe que foi enganada, tira forças de seu Orgulho e acaba por se vingar, engatando um relacionamento com Denver. Utiliza-se de seu carisma e sedução para criar sintonia facilmente com os assaltantes, mudando de lado ao aliar-se com eles.

Nairóbi – 1 Sexual

Uma das primeiras atitudes que mostra sua Personalidade é quando o grupo de assaltantes começa a quebrar as regras, o que a deixa indignada. Nairóbi cumpre o que precisa ser feito sem que precisem direcioná-la. Escalada para conferir a qualidade das notas produzidas, tem um olhar detalhista para o que está sendo feito. Convicta e buscando sempre fazer aquilo que é correto, acaba virando uma régua de coerência no seriado.

Palermo – 4 Sexual

Muito semelhante ao seu grande amigo Berlim, seus traços de personalidade também ficam evidentes ao mostrar-se com a sensibilidade necessária para entender os pontos fracos das pessoas e assim instaurar o caos. Reflete também uma instabilidade emocional interna. Quando se sente deixado de lado, acaba partindo de forma totalmente passional em um plano para se vingar do grupo que acabou aprisionando-o junto aos reféns.

Ángel – 6 Preservação

Já no início da história, quando precisa tomar uma decisão entre atirar ou não em um possível assaltante, fica inseguro e prefere não correr o risco de acabar matando algum refém, visto que todos estão vestidos de forma igual e com máscaras. Ángel é bastante desconfiado, e são suas desconfianças que os levam atrás de pistas do Professor. Suas inseguranças são o que o atrapalham, tanto ao expor o que pensa quanto ao expor o que sente.

 

COMPARTILHE:

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2020