Logo ABF
Nossas Franquias
Seja Franqueado
Seja um franqueado
Fale Conosco
Fale conosco

Blog

Como fortalecer a confiança em você mesmo?

Sempre estamos na torcida e apreciamos as habilidades do próximo. Mas e quando se trata de nossas habilidades? Por que somos tão inseguros e não acreditamos nelas?

Você é do tipo de pessoa que sempre está na torcida pelos outros mas que na hora de acreditar na sua própria competência fica travado? Você não está sozinho!

Observe, por exemplo, o gráfico abaixo. Ele mostra o volume de busca no Google pelos termos “Como ter confiança” e “Aumentar autoestima”:

 

Fonte: Google Trends

Todos os dias, pessoas no mundo inteiro tentam encontrar formas de fortalecer a confiança no próprio ego. Mas por que será que somos tão inseguros com as nossas próprias habilidades?

Somos milhares de momentos

Imagine que você está prestes a fazer uma apresentação importante. Você estudou e revisou todos os slides, ensaiou e tem todos os argumentos do tema na ponta da língua. Minutos antes de iniciar a apresentação, as mãos suam, os pés ficam gelados, você treme. O corpo sinaliza que apesar da mente estar pronta, algo em você ainda tem receio. Talvez, você acredite que esse medo tem relação apenas com a importância da apresentação, mas na verdade, a situação pode ser um gatilho para uma velha ferida no seu ego.

Somos uma soma de experiências, momentos e recordações. Hipoteticamente, o exemplo acima, de momentos antes de uma grande apresentação, pode exaltar um episódio da infância em que estivemos em evidência e fomos rejeitados. Mas essa é só uma das milhões de possibilidades diante da capacidade da nossa mente de registrar e até mesmo modificar lembranças. E nem tudo que é registrado é claro para o nosso cérebro. Ou seja, muitas vezes, temos a sensação da ferida, mas não entendemos muito bem de onde ela partiu.

Seja seu aliado

Você é o seu melhor amigo. Seja gentil com você mesmo, acredite na sua capacidade de avaliar e lidar com desafios. Uma forma de fortalecer a confiança é ter bastante estrutura para enfrentar possíveis falhas ou imprevistos. Deu branco na apresentação? Tenha sempre um post it com os tópicos que podem ajudar você a guiar a palestra. O pneu do carro furou e vai atrasar para a entrevista? Seja sincero com o recrutador, pessoas gostam de franqueza. Se perdoe e esteja pronto para possíveis mudanças de roteiro. Quando abrimos o leque de possibilidades, ficamos mais seguros com novas rotas.

Há momentos em que o melhor que podemos fazer não é o ideal. Mas pegue leve, se respeite e siga em frente. Em pouco tempo, o ideal se torna rotina. A pressa, como todos sabemos, não é amiga da perfeição.

HELP

Imagine que a confiança é como uma grande casa em construção. Primeiro, é preciso da uma estrutura de madeira, depois o cimento, os tijolos, o piso, o teto. Não é da noite para o dia que se constrói uma autoestima sólida. Ajuda externa de profissionais qualificados pode ser oportuna.

Se você quer saber quando terá uma nova turma do Eneagrama da Personalidade na sua cidade, clique aqui

Você merece isso! Aceite elogios

Geralmente, quando não estamos seguros de quem somos, não aceitamos opiniões positivas sobre nós mesmos. Desde momentos simples – quando alguém elogia uma roupa e rapidamente falamos algo pejorativo daquela peça como “está velha” ou “não me veste tão bem” – e também em grandes momentos, como o de uma promoção no trabalho. Acredite, o reconhecimento externo costuma ser fruto de grandes batalhas vencidas internamente.

O mais importante é que, aos poucos, vamos nos aceitando como somos e descobrindo que apesar de nossas falhas e defeitos, há quem nos ame, reconheça e confie na gente exatamente do jeito que a gente é!

COMPARTILHE:
O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024