Blog

É melhor ser introvertido ou extrovertido?

Susan Cain, autora do livro “Silêncio: O poder dos introvertidos num mundo que não se cala “, nesta TED Conference, fala o mundo dos introvertidos.

Susan,que se considera uma introvertida, combate à ideia socialmente imposta de que ser introvertido é negativo e aborda de uma forma bem divertida questões sociais da vida pessoal e profissional de quem tem uma personalidade mais calma.

Mas, não vamos nos deter na questão apenas da personalidade mais reservada, que aborda a conferencista, mas sim na concepção, que ela mesma nos apresenta, de que cada pessoa tem sua personalidade. Isso pode nos parecer óbvio e deveria ser, mas, quantas vezes você precisou se adaptar ao seu ambiente escolar, de trabalho, no convívio com os amigos para que fosse realmente aceito ou estivesse dentro do que era considerado certo?

Susan levanta questões como: por que os extrovertidos são considerados melhores alunos? Ocupam posições de maior destaque? Por que os introvertidos precisam se adaptar a uma nova maneira de enxergar o mundo “em equipe”? E já que estamos nesse mundo onde o grupo é tão valorizado, como você gere sua equipe? Ou como se comporta ao trabalhar em equipe? E como você trata seus amigos? Sua família? Por que nossa dificuldade em aceitar as diferentes formas dos outros fazerem suas escolhas? Quando nos permitimos ficar sozinhos e aceitar quem realmente somos?

Crescemos em um mundo que nos impõe regras, costumes e até mesmo formas adequadas de agir em várias situações de nossas vidas. Compreender que todos têm razão, ou melhor, dizendo, todos têm a SUA razão, facilitaria a forma como vemos os outros, mas principalmente como nos vemos.

Existe uma dúvida que sempre surge em quase a totalidade das turmas de Eneagrama: Existe algum tipo melhor ou mais apto que o outro? A resposta é simples: Não há nenhum tipo melhor ou pior! Todos têm pontos positivos e negativos.

Susan defende que precisamos de um maior equilíbrio, e complementa dizendo que “precisamos de mais Ying e Yang, entre os dois tipos (introvertidos e extrovertidos)”, ou seja, estar consciente de suas capacidades e reais necessidades o torna mais criativo, mais produtivo, feliz e gera um ingrediente importante para o que chamamos de inteligência emocional – o autoconhecimento e o equilíbrio das emoções.

O vídeo tem apenas 20 minutos, assista! Lembre-se, não existe um melhor ou pior do que outro. Depende de cada um de nós conhecermos e aceitarmos nossos pontos fortes e fracos. São nossas potencialidades e fraquezas que nos fazem seres únicos.

Clique aqui e assista!

COMPARTILHE:

CADASTRE-SE E RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE ENEAGRAMA NO SEU E-MAIL.

O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2020