Logo ABF
Nossas Franquias
Seja Franqueado
Seja um franqueado
Fale Conosco
Fale conosco

Blog

Eneagrama, equilíbrio emocional e os desafios da personalidade

Conhecer os mecanismos de sua personalidade eleva a capacidade de perceber quais são os pontos negativos, e como eles aparecem e interferem na sua vida.

Rotina intensa, falta de tempo, mercado competitivo, pressões diárias, exigências internas, frustrações pessoais… Essas são algumas causas de dificuldades e desequilíbrios emocionais.

Alguma vez você já se percebeu impulsivo demais com as pessoas? Ou já se pegou dizendo sim, quando na verdade gostaria de ter dito não? Ou já pensou que sempre algo errado acontece com você? Já ficou irritado com o ritmo lento do outro? Alguma vez já se aborreceu coma rotina? Já se percebeu sendo frio com alguém? Ou já perdeu o sono por estar preocupado? Já deixou de dizer o que pensava para não brigar? Já ficou frustrado por não ser reconhecido?

Acredito que você tenha respondido SIM para algumas dessas perguntas. E que, em pelo menos uma delas, esse comportamento já aconteceu repetidas vezes.

Estas e muitas outras atitudes automáticas são disparadas como mecanismos de defesa da nossa PERSONALIDADE, que sofre grande influência de nossas EMOÇÕES.

Muitas reações acontecem por não sabermos lidar com nossas emoções e pela falta de AUTOCONHECIMENTO.

O autoconhecimento permite a tomada de consciência de quem se é de verdade. É perceber seus principais condicionamentos e poder avaliar se são positivos ou negativos. Muitas vezes pagamos um preço muito alto pela falta dessa avaliação, com prejuízos nas relações, na saúde ou na carreira.

Conhecer os mecanismos de sua personalidade eleva a capacidade de perceber quais são os pontos negativos, e como eles aparecem e interferem na sua vida. Assim você pode administrá-los um a um. Da mesma forma, reconhecer seus pontos fortes permite colocar mais foco nas qualidades, aumentando sua autoconfiança, e mostrando ao mundo o que você tem de melhor.

Você pode conhecer melhor como funciona a sua personalidade através de uma ferramenta chamada ENEAGRAMA.

O Eneagrama é um símbolo processual, utilizado em diferentes tipos de estudos, e nas últimas décadas vem se configurando como uma importante ferramenta no campo do autoconhecimento e nas relações interpessoais.

Existem diversas abordagens a respeito do Eneagrama. O Instituto Eneagrama segue a linha baseada nas pesquisas psicológicas com fundamento comportamental iniciadas no Chile por Oscar Ichazo e Claudio Naranjo, e difundidas posteriormente no meio acadêmico pela psicóloga e pesquisadora americana Helen Palmer.

Através de um processo de treinamento, você tem a oportunidade de conhecer os nove perfis de comportamento existentes, entendendo motivações e sentimentos por trás das ações e reações, permitindo que você trabalhe SEUS pontos fortes e fracos.

Dessa forma, o Eneagrama ajuda as pessoas a se autoconhecerem e identificarem seu próprio perfil de personalidade. Através de exercícios de autopercepção, promove que cada um assuma conscientemente o que é, e principalmente, perceba que as emoções bem equilibradas podem trazer habilidades e talentos únicos.

Assim, despido de suas máscaras, o indivíduo percebe que cada pessoa também tem sua personalidade, e afina sua sensibilidade em perceber e entender que o outro “funciona” de forma diferente. Isso permite que as relações sejam mais saudáveis, que diminuam os conflitos e que cada um assuma a responsabilidade, ao invés de ficar procurando culpados para seus infortúnios e frustrações.

O Instituto Eneagrama trabalha com uma metodologia prática baseada na evolução do comportamento humano, acrescentada da teoria das tensões corporais, de Wilherm Reich, psiquiatra contemporâneo de Freud, que baseou-se no fluxo energético das couraças musculares, que sustentam uma determinada forma de pensar, sentir, agir e reagir aos estímulos internos e externos.

Os treinamentos são conduzidos por instrutores altamente preparados através de uma metodologia especialmente desenvolvida e atualizada continuamente. E a linguagem é simples, tornando mais fácil a compreensão de algo tão complexo quanto o comportamento humano.

Essa simplicidade permite sua utilização imediata como ferramenta de desenvolvimento, gestão de pessoas e relacionamentos.

O Eneagrama aplicado no ambiente corporativo:

No mundo corporativo, o Eneagrama pode ser aplicado no trabalho de entrosamento das equipes. Quando as pessoas compreendem que cada indivíduo tem uma estratégia inconsciente que orienta seus comportamentos e verdades, muitos conflitos se resolvem automaticamente, dando espaço a um clima de maior respeito.

A ferramenta ajuda na melhora da qualidade do diálogo, dando maior aceitação ao outro em suas diferenças, pois é possível compreender conscientemente as intenções que existem por trás das ações, diminuindo os mal-entendidos e as falhas na comunicação.

A medida que busca aprofundar o conhecimento de si mesmo, passa a ter maior domínio das suas emoções e assim, mais condições de potencializar suas habilidades de liderança, negociação, resolução de conflitos e gestão de pessoas.

Ter equilíbrio emocional é fundamental. E com o Eneagrama é mais fácil!

Uma pessoa que se conhece e lida bem com suas emoções, estará mais preparada ao tomar decisões importantes, pois terá maior discernimento de suas capacidades, e não se sentirá culpada caso seja uma decisão que não agrade a maioria. Clareza e equilíbrio entre o pensar, sentir e agir, (e menos reagir), trará resultados superiores e, acima de tudo, paz de espírito.

Artigo publicado na edição de agosto de 2015 na Revista Dr. Saúde.

COMPARTILHE:
O Instituto Eneagrama é a maior empresa no Brasil e no mundo especialista em Eneagrama. Promovemos melhorias e desenvolvimento na vida de nossos clientes.

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2024