Pode até parecer óbvio, mas ter uma boa comunicação e a capacidade de interagir com os colegas de trabalho é uma soft skill que é muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas - e também para o dia a dia, é claro.
07 de julho de 2022Pode até parecer óbvio, mas ter uma boa comunicação e a capacidade de interagir com os colegas de trabalho é uma soft skill que é muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas – e também para o dia a dia, é claro.
Saber se expressar em diferentes situações e envolver quem está ouvindo no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar a convencer clientes, explicar ideias, estabelecer uma estratégia, defender um ponto de vista.
É bem diferente de impor as suas palavras no outro, manipular ou até mesmo chantageá-lo de alguma forma, no meio da comunicação. E as vezes isso acontece sem perceber!
A comunicação é o aspecto chave das relações e é fundamental para garantir uma boa troca e evitar desentendimentos!
Pensando nisso, separamos algumas dicas simples que podem ajudar você a aprimorar a sua comunicação: 1. Faça perguntas abertas São aquelas que permitem uma diversidade de respostas, sem limitar ou restringir os outros a poucas opções, como “sim” ou “não”. Ao invés disso, você pode guiar o outro com perguntas como “você pode esclarecer o seu ponto?” para ter certeza do que ela está querendo dizer. 2. Aprenda a escutar mais A maior parte das pessoas, enquanto conversa com outras, está focada no que vai dizer e não no que está ouvindo. Escutar é a parte mais importante da comunicação e também a que as pessoas têm mais dificuldade. 3. Seja empático A empatia tem o poder de melhorar a comunicação entre as pessoas, pois ela auxilia a compreender melhor a perspectiva do outro, é o que diz Daniel Goleman, psicólogo considerado o pai da Inteligência Emocional. Mas, para ser empático, antes será preciso praticar a escuta ativa, um não é possível sem o outro. 4. Seja transparente e objetivo Quase ninguém fica feliz quando está falando com uma pessoa e ela fica simplesmente girando em círculos, no mesmo lugar. Para isso não acontecer é preciso de prática, entender quais são os pontos importantes do que você quer dizer e passar as informações importantes! É preciso ter assertividade passando as opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva. |
Aqui no IE nós sabemos que o caminho para o futuro está nos relacionamentos e nas pessoas, independente de como está a sua comunicação com o outro agora, ela pode sempre melhorar.
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